A Câmara de Vereadores de Tabira foi instituída quando da primeira eleição direta ocorrida no município, a partir da posse dos vereadores ocorrida no dia 27 de maio de 1949, data que marca a emancipação política do município.

A sede do Poder Legislativo funcionou primeiramente em uma das salas da casa dos Cirilo de Oliveira, localizada na Praça Gonçalo Gomes, onde também funcionava a Prefeitura e os cartórios, por volta do ano de 1949.

Em seguida, foi localizada na extinta Casa dos Pobres, cujo prédio foi doado pela Srª. Antonieta Magalhães, esposa do governador Agamenom Magalhães, por solicitação do prefeito Pedro Pires Ferreira e seu filho, José Pires, na época deputado estadual. A seguir a Câmara passou a funcionar no primeiro andar da prefeitura, construída na primeira gestão do então prefeito Sr. João Cordeiro.

A atual sede do legislativo tabirense foi construída no ano de 1983, na gestão do prefeito Dr. Edson Moura. A Câmara está localizada no mesmo prédio onde funcionou no início da década de 1960, na Casa dos Pobres.

O prédio foi nomeado de Casa Eduardo Domingos de Lima, em homenagem ao vereador que por dois mandatos, ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Tabira.

As constantes reformas na sede do Poder Legislativo foram realizadas em etapas distintas que resultou na construção do primeiro andar com salas, novas mobílias, reforma da fachada e do salão de entrada e plenário. As reformas foram feitas nas gestões dos ex-presidentes: Gilberto Oliveira, Edmundo Barros, Sebastião Ribeiro, Tadeu Sampaio e Genedy Brito.

Atualmente, a câmara é presidida pela odontóloga Drª. Maria Nelly de Lima Sampaio Brito, neta do vereador Eduardo Domingos de Lima, patrono da casa legislativa. Nelly é filha do ex-prefeito Rosalvo Sampaio de Brito.

A primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Tabira foi composta pelos seguintes membros:

 

Arnaldo Alves Cavalcanti- Presidente

Francisco Alves da Rocha- Vice-presidente

João Venâncio- 1º secretário

Pedro Ferreira

Aurélio Quintas

Severino Souto

Severino Atanásio

Manoel Soares